Artigos

Parecer nº 42/99

PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 42/99
DATA: 20/8/99
ORIGEM: Plenário do Conselho Federal de Medicina
ASSUNTO: Hipnose médica
RELATORES: Cons. Paulo Eduardo Behrens ,Cons. Nei Moreira da Silva
EMENTA: A hipnose é reconhecida como valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos. O termo genérico adotado por este Conselho é Hipniatria.

Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966 , Regula o exercício da Odontologia

Art. 6º - Compete ao cirurgião-dentista:
I - praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós- graduação;
II - prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia;
III - atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego;
IV - proceder à perícia odontolegal em foro civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa;

Pai - Figura Ausente: como Resgatar esse papel em extinção

Autor: Denisval Pereira de Andrade – denisval.andrade@terra.com.br

Resumo:Há muito que se refletir sobre as conseqüências da ausência da figura paterna na formação da personalidade dos filhos, resgatar a maturidade da identidade adulta que procura um significado para sua vida, sob o enfoque teórico e filosófico do sentido da vida, e o trabalho terapêutico de Viktor E. Frankl.

Palavra- chave: ausência, resgate, sentido da vida.

A técnica de Erickson: Entenda mais sobre a hipnose Ericksoniana, seu criador e efeitos terapêuticos

Entenda mais sobre a hipnose Ericksoniana, seu criador e efeitos terapêuticos. A técnica de Erikson – O pai da hipnose moderna. Conheça a trajetória de Milton H. Erickson e entenda mais a história e o desenvolvimento da hipnose no século XX Por Silvia Sibalde Mais do que lançar novas bases à hipnose, o norte-americano Milton Erickson (1901-1980) mudou o curso da história desta técnica. Seus métodos e instrumentos iam além do ambiente terapêutico.

Páginas